sexta-feira, 20 de março de 2009

Pais podem criar monstros?
Educadores de todo o país estão agradecidos à autora da novela das oito Glória Perez por retratar na novela Caminho das Índias a permissividade excessiva do casal César(Antônio Calloni) e Ilana( Ana Beatriz Nogueira) na educação do seu filho Zeca ( Duda Nagle). Pais omissos, descomprometidos e alienados, eles superprotegem o filho, incentivam posturas inadequadas, deturpam suas atitudes e fazem de tudo para inocentá-lo dos seus erros.
Eles não são capazes de enxergar a maldade e a falta de caráter do filho, pois logicamente são os principais responsáveis por terem uma cria tão ruim assim. Desta forma, eles não corrigem, não reprimem, não orientam e não limitam suas atitudes maldosas e equivocadas.
Pais assim, normalmente colocam os filhos no papel de vítima e empurram a culpa dos erros nos outros, pois não tem um bom senso apurado.
Pais assim, deixam de lado o foco do que é certo e errado e gastam sua energia para justificar cada erro cometido.
Pais assim, podem ter tido uma infância em que não foram tratados com o senso de justiça que mereciam, crescendo com a impressão de que sempre foram e serão injustiçados. A partir desse conceito interno decidem proteger os filhos de toda e qualquer contrariedade, sofrendo junto com eles cada golpe e deixando de fazer o que realmente deveriam fazer no papel de pais conscientes. Mesmo assim, isso não justifica suas ações.
Pais assim, brigam com qualquer pessoa que ouse limitar ou apontar os tropeços do seu filho.
Conclusão: deixam de criar gente e criam monstros!

Nenhum comentário:

Postar um comentário