quarta-feira, 18 de março de 2009

Boas maneiras se aprende em casa?

Papeando com uma amiga que tem um filho um ano mais novo que a Rapha, ela me falava que percebemos melhor os nossos filhos quando recebemos visitas de seus amigos em nossa casa, pois temos a oportunidade de ver e comparar as atitudes de nossos filhos com a dos seus coleguinhas. E então ela me contou que dia desses recebeu a visita do amiguinho João (nome fictício). Ele mal foi deixado em sua casa e os dois eufóricos já correram para dentro. O amigo bateu o olho na sua TV e voltou correndo para o portão dizendo:
__Mãe, não é verdade que a nossa TV é maior que a do Pedro (nome fictício)?
A mãe do João, surpresa e envergonhada desconversou e os dois voltaram para dentro de casa.
A visita transcorreu bem, mas esta minha amiga ficou intrigada com a formação do colega que se mostrava bastante materialista.
Assim falamos que realmente a formação ética e moral se molda em exemplos e que dificilmente uma criança se torna assim sem mirar-se em seus modelos familiares.
Certamente a família desta criança deve valorizar muito as questões materiais acima de outras fundamentais,como a importância das pessoas, suas palavras positivas, seu coleguismo, sua solidariedade, seu esforço etc.
Certa vez ocorreu o mesmo comigo, uma coleguinha da Rapha dormiu em casa e os valores da sua família ficavam estampados em suas atitudes um tanto, inadequadas. Eu me limitava a orientar e refletir, pois sabia que não seria capaz de mudá-la.
Muitas crianças não conseguem diferenciar o espaço privado da sua casa e o da casa de um colega e agem como se estivessem em suas próprias casas: abrem geladeiras sem pedir permissão, mexem em objetos alheios, portam-se mal à mesa, respondem e desafiam os proprietários da casa, etc.
Ao conviver com essas crianças devemos ter pena e compaixão. E amor também. Podemos aproveitar o tempo da visita para dialogar e mostrar, nem que seja um pouco, que há outras referências e formas de viver e enxergar o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário