quarta-feira, 18 de março de 2009

A criança é o pai do adulto?
Maria Montessori, educadora italiana já dizia: “a criança é o pai do adulto”. Ao falar isso ela explicava que a criança é o pai do adulto porque é a partir das vivências e experiências que ela passa na infância que se cria o homem ou a mulher que despontará lá na frente, no futuro.
Então se a criança teve uma infância com pais acolhedores, com propostas adequadas, com orientações precisas, com referências bem definidas, com vivências estimulantes, com modelos de bom caráter ela tem grandes chances de ter um futuro promissor.
Se olharmos a frase num outro sentido, também podemos concordar com ela. A criança também é o pai do adulto quando questiona, conclui, argumenta e mostra saberes que os adultos jamais pensaram que tinha.
Tenho me surpreendido com minha filha de oito anos que muitas vezes argumenta com uma precisão ou questiona pontos não pensados por mim deixando-me estarrecida e muito feliz. É a criança sendo pai do adulto e o empurrando para acompanhar o seu crescimento.

Um comentário:

  1. quem disse esta frase nao foi esta educadora Maria Montessori. esta frase é de Freud e está relacionada com as fases da psicanálise sexual

    ResponderExcluir