segunda-feira, 23 de março de 2009

Educar as crianças ou os pais separados?

É bastante delicada a situação de educar uma criança que tem pais separados.Normalmente a criança mora com a mãe e tem encontros semanais com o pai. Hoje sabemos que em muitos casos essa situação é invertida e que há pais que não abrem mão de conviver com os filhos e encontram formas de vê-los todos os dias.
No primeiro ou segundo caso, normalmente a criança é educada por aquela pessoa com quem mora.
No cotidiano tem as lições de casa, o estudo para as provas (semana de provas é uma tortura!rs), a cobrança para o banho, escovação de dentes e outras formas de higiene, a”briga”para a arrumação dos pertences e objetos da casa, a maratona de levar e buscar para a escola e outras atividades que a criança faz. Tem ainda a colocação de regras e limites e as orientações de acordo com os acontecimentos diários. E assim acaba sobrando menos tarefas para o outro progenitor, que na maioria das vezes se dedica a momentos de lazer, conversas e orientações.
Nesse processo, difícil mesmo é ter que “consertar” alguns equívocos que ocorrem, como por exemplo, orientações discordantes do que você combinou ou estabeleceu com a criança, falas que chocam com as suas convicções, atitudes conflituosas com os valores que há tempos você vem trabalhando. Isso piora ainda muito quando a pessoa que deveria estar com a criança transfere sua responsabilidade para a avó, um tio ou a empregada da casa.
No final das contas sobra para a pessoa que convive com a criança voltá-la para o prumo. E isso dá uma trabalho!!! Ainda bem que existe a recompensa da presença do filho com todas as suas alegrias, risos, piadas e calor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário