segunda-feira, 30 de março de 2009

Cyberbulling- o que é isso?

Há tempos queria escrever sobre esse assunto. Na semana passada ele veio em pauta na novela Caminho da Ìndias e então decidi parar para escrever. Na novela, o mal-caráter Zeca criou um blog falso para prejudicar a imagem do garoto Indra junto às pessoas da escola em que ambos freqüentam.
É assustador como a maldade tem atravessado o nosso caminho todos os dias. Não bastasse as inúmeras armas que correm de mãos em mãos, hoje a Internet passou a ser mais um instrumento para destilar a maldade. Falo isso porque hoje os crimes da internet ocupam grande espaço na mídia todos os dias.
Indivíduos omitindo sua identidade, muitas vezes fazendo-se passar por outros provocam verdadeiras avalanches na vida de outras pessoas, invadindo sua privacidade, inventando e deturpando fatos, postando fotos comprometedoras,constrangendo com inverdades ou até mesmo escancarando sua intimidade como aconteceu há pouco tempo com a Maíra do BBB9 .
Em educação esse fenômeno recebe o nome de "cyberbulling".Outro dia soube de uma escola que abriu seu espaço para alunos do Ensino Médio fazerem uma confraternização e lá aconteceram excessos não esparados para ocorrer dentro dos muros escolares. Tudo foi filmado e logo projetado na Internet. Um desastre enorme para os proprietários da escola.
Muitos alunos insistem em filmar trechos de aulas para depois ridicularizar professores através da Internet. Há ainda aqueles que criam comunidades no Orkut desmoralizando professores, funcionários, colegas e pais de colegas pela rede.
Diante de tudo isso é fato: a internet é hoje o meio de comunicação que mais aproxima as pessoas, porém é o instrumento que mais rapidamente pode aniquilar uma pessoa. instituição ou empresa.
Repensemos a utilização desse poderoso recurso que temos nas mãos. Do contrário, em vez de lazer e entretenimento, a internet poderá proporcionar grandes dores de cabeça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário