quarta-feira, 18 de março de 2009

Como vivem os adolescentes?
Os adolescentes têm uma vida secreta. Por mais que os pais queiram ser amigos, ouvir as confidências, saber dos acontecimentos o que lhes chega é uma pequena parte daquilo que de fato os filhos vivem.
Triste notícia, não é? Mas é fato!
Outro dia soube de um acontecimento. A menina com duas colegas iriam ao shopping e foram deixadas lá por sua mãe. Depois voltaria de carona com os pais da amiga. Dali , com tudo previamente combinado, seguiram para o apartamento de um amigo e lá beberam, dançaram, namoraram. Tarde da noite a mãe recebeu um telefonema de que a filha estava num hospital em coma alcoólico.
Fato corriqueiro em se tratando de adolescentes que querem ter autonomia, testar sua coragem, ousar, ter lugar de destaque no grupo, e até mesmo transgredir. Todos já vivemos isso. Alguns com mais, outros com menos intensidade.
É muito difícil saber a dose certa de limites a impor. Se o filho fica muito solto, os pais são cobrados e recriminados. Se prendem muito, também são criticados e questionados.
Em defesa dos pais que muitas vezes não sabem como agir, eu proponho a imposição de limites, sem invadir excessivamente a privacidade deles. Como sempre o equilíbrio é fundamental.
Conversar, questionar, orientar, exemplificar, conhecer amizades, acompanhar conversas, abordar assuntos polêmicos como drogas, gravidez, doenças, são algumas das atitudes de pais presentes que se importam com a vida de seus filhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário