quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

"As mina pira"

As mina pira" 
por Rosângela Silva
Observando situações com as quais me deparo no dia a dia, no trabalho, nos momentos de lazer, muitas vezes fico perplexa e preocupada com o comportamento humano.
Há tempos a letra da música “As mina pira”  me intriga.  Ela me leva a pensar em questões diversas que a envolvem. Primeiro me vem  à cabeça a construção linguística. Na frase há um erro de concordância verbal, emprego de gíria e uso de linguagem coloquial reproduzida inadequadamente na forma escrita. Doem os meus ouvidos! As professoras e professores de português é que piram!
Mas esta talvez seja a questão menos preocupante.
Depois, a frase me leva a pensar que nos dias de hoje  está muito comum empregar frases como esta, pois as pessoas, meninos e meninas, muitas vezes querem, desejam pirar. Pirar no sentido de fugir, safar-se, endoidecer, sair da realidade, evadir-se.
Neste mundo hedonista no qual o prazer vale mais que a responsabilidade, um desejo obtido vale mais que a presença, o companheirismo; “ ficadas” valem mais do que um compromisso. Manter a palavra pra quê? Ser coerente pra quê? Manter-se lúcido pra quê?
 E saem todos desvairados por aí querendo curtir, aproveitar, gozar. Pirando sim, pois pirados acreditam não ter que se responsabilizar pelos seus atos, pirados não se sintonizam com a realidade, pirados acham que podem tudo, pirados porque acham que a “piração” é sinônimo de felicidade.
E pirados matam, roubam, violentam,  violentam-se…
E por fim deixei para falar do assunto mais delicado: “as mina”. Todos sabemos da grande evolução no papel das mulheres na sociedade. Depois de tanto serem renegadas, desvalorizadas e usadas, as mulheres com muitas lutas conquistaram seu espaço, seus direitos. Hoje têm voz e vez: trabalham, sustentam suas famílias, governam, lideram, participam de movimentos populares. São imprescindíveis no mundo profissional, no meio familiar e no meio social.
Muitos ganhos, algumas perdas… Jornada tripla, cobranças, correria, busca por independência e espaço, revolução sexual. E aí “algumas minas piram”…
Algumas piram para dar conta de tantos afazeres, algumas piram porque se veem profissionalmente menos valorizadas.
Algumas piram porque acumulam funções de pai e mãe.
Outras piram porque querem igualar-se tanto aos homens que acabam perdendo o bom senso, a dignidade, o amor próprio.
Outras piram porque querem se expor demais, ser  notadas, mostrando-se demasiadamente e vulgarizando seu jeito de ser.
Muitas piram porque desejam esculpir seu corpo para competir com a amiga, para parecer bem mais jovem, para preencher espaços emocionais vazios.
Muitas piram porque querem copiar demais o comportamento masculino.
Piram porque são cobradas, usadas, desvalorizadas.
E se por um lado evoluímos tanto, do outro continuamos prisioneiras: da beleza, do consumismo, da mídia, da revolução sexual, das tarefas acumuladas.
Piremos sim! Piremos para alavancarmos o nosso valor, para conquistarmos os nossos objetivos, para superarmos nossas dificuldades! Isso sim vale um esforço imensurável!

Nenhum comentário:

Postar um comentário