terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Bodas de ouro- reluzindo nossa família

                                    Bodas de ouro- reluzindo  nossa família

                                                         Rosângela Silva 

Dois jovens. Um casamento. Uma vida a dois começa. E tanta história para contar depois de 50 anos.
No começo dificuldades imensas, sonhos distantes de serem realizados, desafios diários a serem superados.  O trabalho só dava para  comprar o pão de cada dia. Não havia sobras, nem estoque.
A terra dava o sustento se fosse trabalhada, arada, roçada. E trabalhar na terra é desafio para gente que ama o solo, que sabe acariciar o chão com as mãos e molhá-la com o suor extraído da face. E isso o pai sabia fazer com maestria.
Nunca teve medo do trabalho, nem do esforço, nem da lida diária. Acordar cedo, enfrentar o frio,  a geada, a seca, o fogo, os espinhos e pedras do caminho não lhe punha medo.
A mãe, cuidava da casa, limpava, preparava a comida, levava comida na roça, lavava roupa no ribeirão, lenhava, caiava a casa. Alicerçava e era esteio para o pai. Tantas vezes também enfrentava a roça. Logo vieram os filhos e essa era uma tarefa grande. Cinco crias. Cinco amores, que nunca mais deixaram-lhe o semblante tranquilo.Um deles já não está entre nós, mas não sai da lembrança da nossa mãe.
Ele: agricultor, lavrador, boiadeiro, caminhoneiro, retireiro, leiteiro,vendedor, negociante, balconista, comerciante, administrador, até pedreiro.
Ela: mãe, dona de casa, lavradora, faxineira, cozinheira, costureira, boleira, doceira, cuidadora.
O tempo passa, o trabalho é tanto que não há tempo para senti-lo.
Tempo, o senhor da vida, engole nossos dias, traiçoeiramente.
E dia após dia, hora após hora, ano após ano, lá se vão 50 deles.
O que se viveu nessas cinco décadas está guardado nas memórias e o registro de tudo é um livro de muitas páginas, a ser lido pausadamente, degustando minuciosamente cada capítulo. A  história contada mistura romance, amor, drama, suspense, aventura,humor, fantasia.
Filhos crescidos, trilharam seus caminhos, honraram a educação recebida. Herdaram o caráter, a hombridade, a fibra  e o gosto pelo trabalho.
Vieram os netos, que enchem a casa de alegria e de barulho também. Cada um que chegava, unia mais a família e trazia mais amor para ser repartido.
Nessa linha do tempo as emoções são diversas e os acontecimentos misturam os sentimentos, que mudam a cada novo acontecimento. Às vezes faz sol, às vezes venta e em outras vezes chega um temporal. A certeza que se tem é que sempre um novo dia vai raiar sem que se possa saber o que virá. Será preciso vivê-lo do jeito que se apresentar.
Obstáculos, contratempos, provações, desentendimentos.
Cuidados, afeição, doação, enfrentamentos.
Complicações, bloqueios, dores, tristezas.                                                                                 
Ajuda, força, companheirismo, alegrias.
Contrariedades, embaraço, decepção, revezes.
Paciência, apoio, conselhos,  satisfação.
Cobrança, apertos, impasses, apuros.
Incentivo, contentamento, prazer, glória.
Amargura, desafeto, aflição, discussões.
Gosto, bem-estar,animação, gozo.
Desajuste, raiva, disciplina, dureza.
Orgulho, paz, amor, família.
Uma família como tantas outras. Com acertos e desacertos, mas que têm os laços apertados e que sabem poder contar uns com os outros, tendo orgulho  do que cada um representa no íntimo de cada um.

Que esses 50 anos de união apertem ainda mais os nossos laços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário