terça-feira, 19 de maio de 2009

A virada virou?

Virada Cultural 1
Com uma excelente programação aconteceu no final de semana em Indaiatuba em outras diversas cidades do estado de São Paulo, a 3a. edição da Virada Cultural. Como sou uma pessoa fiel à programação cultural da cidade não podia ficar de fora. No sábado comecei pela apresentação de dança do Balé Cisne Negro, passei por Parlapatões, vi um pouquinho de Lenine e em seguida o Clube do improviso. No domingo vi a peça “O meninotauro” e depois “Repentistas do corpo”. Queria mais, mas o cansaço me impediu de continuar.


Virada Cultural 2
Lamento ter deixado de assistir à Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo que se apresentou no domingo cedo e Yamandu Costa, à tarde.

Virada Cultural 3
"Enquanto todo mundo espera a cura do mal
E a loucura finge que isso tudo é normal
Eu finjo ter paciência..."

Uso trecho de Lenine para demonstrar minha inquietação pelos sucessivos e longos atrasos dos eventos da Virada Cultural. Dos cinco espetáculos que assisti fiquei na fila não menos de uma hora cada. O absurdo maior ficou por conta do Clube do improviso que deixou-nos na fila na madrugada de domingo por pelo menos uma hora e trinta minutos. No domingo minhas amigas Nayla e Sônia amargaram duas horas de fila para ver Repentistas do Corpo. O fato de ser gratuito não deveria necessariamente significar que o povo possa ficar à mercê do frio, do sol e de esperas intermináveis.

Virada Cultural 4
Está mais que na hora dos responsáveis pelo CIAEI colocarem uma cortina no palco. Muito ruim na apresentação Cisne Negro a montagem do cenário na segunda parte do espetáculo ser feita às vistas do público.


Virada Cultural 5
Sem dúvida nenhuma o povo precisa de arte e cultura para viver. A arte e a cultura informam, educam, politizam e sensibilizam as pessoas. Mesmo aquele cidadão que nunca ouviu uma música de Lenine estava lá no meio da multidão. Mesmo aqueles que se atraíram pelo CPM22 viram na programação outras possibilidades. Mesmo quem só buscava o humor de Parlapatões e do Clube do improviso puderam, talvez, se encantar pela magia do teatro e se interessar por outras produções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário