Qual é o seu
propósito?
Rosângela Silva
Em qualquer área da vida o propósito é aquilo
que rege nossas ações. Propósito é a intenção,
o designo, a finalidade, o intuito que se tem antes de começar algo.
Como a especialidade aqui é falar
de educação, o foco da reflexão é olhar
para os educadores e escolas e promover pensamento quanto à coerência entre seus propósitos e suas realizações.
Em relação aos professores toda
ação começa com pesquisa, estudo, busca, levantamento de dados, seleção de prioridades
e planejamento. Não obrigatoriamente nesta ordem citada.
O que vou ensinar? Como vou
ensinar? Que ferramentas ou metodologias
vou empregar nesta tarefa? Como o aluno
vai interagir com essa proposta? E como vou avaliar? Tenho elementos suficientes
sobre a turma para iniciar tal tarefa? Preciso adaptar algo para algum aluno?
Quantas aulas julgo suficientes para desenvolver essa programação? Tenho os
materiais de apoio disponíveis para essa aula ou tenho que prepará-los?
A lista acima é pequena diante de
tantas questões que envolvem o preparo de uma aula. Muitas aulas são
desastrosas ou mal dadas porque o professor chega à sala sem propósitos definidos.
E sem uma aula bem estrutura da ou sem saber o que o professor espera dele, o estudante vai
enveredando para outros centros de interesse.
Falando das escolas, o propósito
é também importantíssimo para definir seu papel na sociedade e especialmente na
comunidade em que atua.
Qual meu propósito? Que clientela
atendo? O que buscam nesta unidade escolar? Quais seus valores? Que pontos foram relevantes para a escolha
feita pelo cliente? Como preparo minha equipe para atender essa clientela? Que
combinados e limites estabeleço diante do grupo que atendo? Como mantenho o
grupo que comprou meus serviços motivado, atuante e fixado nesta escola? Fazemos qualquer negócio para a
retenção do cliente? Sigo uma linha de coerência
entre meus serviços e aquilo que entrego? Como vendo meus serviços? Aceito todos
os alunos ou faço seleção de perfil? Quero ser vista como escola tradicional ou
contemporânea? Sigo as tendências educacionais por acreditar nelas ou para me
equiparar ao concorrente?
De todas as questões levantadas
aquela que pode abraçar todas as demais é a que responde sobre o propósito,
pois com essa clareza todo o
gerenciamento do cotidiano deve girar na manutenção de coerência entre o que se
propõe e como se atua.
Quantas escolas falando de
afetividade, sem proximidade com os alunos?
Quantas divulgando aulas
práticas, mas executando só as teóricas?
Quantas intitulando-se bilíngues,
sem ser de fato?
Quantas valorizando o protagonismo do aluno, mas centralizando a
aprendizagem somente no professor?
Quantas inspirando-se nas múltiplas inteligências, mas exigindo do aluno apenas o conhecimento
acadêmico?
Quantas falando em construção do
conhecimento, sem dar oportunidade do aluno integrar o conhecimento do seu
meio?
Quantas dizendo sobre a interação
social operando diariamente com carteiras enfileiradas?
Quanta incoerência! Quanta falta
de intencionalidade!
E aí, qual é mesmo o seu
propósito?
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