domingo, 1 de abril de 2018

Os excessos da geração atual

Os excessos da geração atual

                                                                     Rosângela Silva
http://www.revistadavila.com.br/2018/03/os-excessos-da-geracao-atual/

Educadores vivem intrigados com a formação das nossas crianças e adolescentes no que diz respeito aos excessos e falta de limites.
Segundo o professor e pesquisador Kim Payne existem quatro grandes excessos a que eles estão submetidos nos dias atuais: excesso de coisas, opções, de informações e de rapidez.
 Inspirada nos estudos do  professor, escrevo este artigo.
Sim, eles (crianças e adolescentes) têm muitas coisas: brinquedos, roupas, calçados, games, aparelhos tecnológicos, materiais escolares, mochilas etc

Se perdem no consumismo, no conceito equivocado de felicidade.

E tendo tantas coisas, podem não aprender a decidir, sentir-se  errados nas escolhas, sentir tristeza por não saberem escolher.
Sim,  eles tem muitas opções. Para que não se frustrem, não se chateiem, não se decepcionem, os pais e educadores colocam à disposição um leque de opções. E elas são tantas que eles ficam nervosos, ansiosos porque não querem errar, querem ter seus desejos atendidos  e diante de tantos caminhos apresentam dificuldade de pesar os prós e contras.
Sim, eles têm muitas informações. As fontes tecnológicas cumprem sua função,  porém nem sempre estão prontos para digerir todas elas. Muitas vezes não têm maturidade, outras vezes não têm a base intelectual preparada para agregar o novo conceito, muitas vezes chocam-se com o que chega e confundem o real com o virtual.
Os pais acabam por preencher o tempo de seus filhos com mais informações nos cursos extraescolares.
 Informações demais, conhecimento de menos, pois não há solidificação, há superficialidade.
Sim, eles vivem em excesso de rapidez.  O mundo está rápido. A sociedade cobra agilidade em tudo. Os pais acompanham essa exigência e a transferem aos filhos. Falta tempo para brincar, para usufruir de tempo livre, para criar, para inventar.
A frase “Menos é mais” nunca me pareceu tão adequada.
Tendo menos coisas, podem usar melhor seus brinquedos, exercitar combinações de roupas,  explorar de forma mais preciosa os materiais que possuem.
Tendo menos opções serão levados a primar pelas boas escolhas, sofrer menos diante das possibilidades, pensar com mais cuidado antes de decidir.
Tendo menos informações poderão mergulhar com mais precisão e profundidade naqueles conceitos.
Tendo menos pressa poderão degustar, saborear e aproveitar melhor as suas experiências.
Sigamos cientes de que devemos ensinar nossas crianças e adolescentes a usufruir do poder da leveza e da simplicidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário