quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

As paredes do quarto dos adolescentes

                                      As paredes do quarto dos adolescentes






     Na adolescência as paredes dos quartos dos adolescentes são bem interessantes de se estudar. Elas viram outdoors, revelam seus desejos, sonhos e inspirações.
     Elas projetam no exterior que  os adolescentes sentem interiormente. É como um jardim na primavera explodindo em cores. Nesse caso aqui, as flores, não são bem flores. São pôsteres, lâmpadas coloridas, fotos, palavras e frases, adesivos etc.
     O quarto é um refúgio para os adolescentes que estão numa fase introspectiva, de muitas descobertas e questionamentos.
     Lembro do quarto de umas primas minhas há muito tempo atrás em que as paredes e o teto eram  revestidos de imagens de artistas. Eram cantores, dançarinos, atrizes e atores famosos na época. Eu, bem criança, ficava encantada, não parava de olhar, de descobrir novas estrelas, naquela imensa constelação.
     O quarto também revela a identidade do adolescente, seu jeito de ser, de pensar e de buscar as respostas para as suas indagações.
     Assim, as paredes podem revelar romantismo  quando estão apaixonados.  Aí são corações, fotos, flores, arabescos delicados, almofadas, apanhadores de sonhos, espelhos, porta-retratos  em cores claras.
     A rebeldia também fica estampada quando vemos grafites, objetos de cores escuras, painéis e símbolos de contestação, na desordem que foge da compreensão dos pais. Diferente dos pichadores de muros e paredes que danificam o patrimônio para  forjar sua marca intervindo de forma negativa no espaço urbano, os adolescentes, em seus quartos, querem apenas revelar-se nas marcas que colocam, serem notados e talvez, entendidos.
     As coleções também aparecem como elementos que mostram seus gostos: carrinhos, bonecas, pedras, capinhas de celular, conchinhas, perfumes, cards, CDs, DVDs, etc.
     A idolatria aos ídolos mostram os pôsteres,  trechos das letras das músicas, frases que transcrevem seus pensamentos e personalizam sua identidade.
      Nesse lugar preferido da casa, se encontram com amigos e consigo mesmos. Como se estivessem numa caverna em que podem mostrar-se como pensam, sem ser surpreendidos pelos adultos que os rodeiam, o quarto é um lugar de introspecção e de projeção daquilo que acreditam.
     E nós pais, do lado de fora, esperamos que nesse ambiente os sonhos sejam muitos. E que eles se concretizem. Amém.


                                                                         Rosângela Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário