sexta-feira, 28 de maio de 2010

Mãe, me leva no show da Pitty?

Nesta semana muito se falou sobre a Virada Cultural Paulista. Como de costume sempre checo a programação e escolho as apresentações nas quais posso incluir minha filha de 10 anos.
Quando ela viu o programa logo de cara se ligou no show da Pitty, logicamente pela influência da artista na mídia. Tratei logo de explicar para ela que o show não era para a sua idade e que por ser num local aberto eu temia muito pela sua segurança. Falei que num lugar assim estamos sujeitos à brigas, pequenos furtos, vandalismos e confusões provocadas por usuários de drogas.
Assim, lá fomos nós, domingo, nos aventurar pelo nosso roteiro: peça “Zé preguiça”, intervenção circense com fuscalhaço, dança com a Cia Focus com música ao vivo, espetáculo Sombras da noite e Ópera Carmen, de Bizet.
Passamos o dia em contato com muita arte e cultura e é sobre isso que quero falar. O contato da criança com a arte é muito importante, pois dá a ela suporte e ferramentas criativas nas outras diversas áreas da vida.
A criatividade é elemento transformador que dá ao ser humano a possibilidade de enxergar novas soluções para os problemas, novas saídas para as dificuldades, novos caminhos para as dúvidas.
Ao assistir a uma peça de teatro ou um espetáculo de dança, ver filmes, ouvir ou ler uma poesia, observar uma tela ou escultura, a criança adquire informações subliminares que ficarão arquivadas em sua memória. Ao se deparar com situações novas, muitas vezes, ela buscará no seu banco de dados a forma como o personagem agiu ou se comportou, a alegria ou coragem descritas no poema, a mensagem de desabafo escondida no desenho do pintor, a rebeldia esculpida nas formas da escultura.
Tudo isso, muitas vezes, não dá para ensinar só com palavras e exemplos. São informações que a criança colherá de acordo com as experiências vividas anteriormente e que se juntarão às suas novas vivências, formando seu armazém de estímulos sensoriais, pronto
para abrir nos momentos em que forem solicitadas.
Resumindo, a arte abre as janelas da alma e proporciona equilíbrio e plenitude para quem desfruta dela.

Não. Nós não fomos ao show da Pitty. Mas a aventura foi tão boa que no final do domingo isso já não tinha mais tanta importância...

Nenhum comentário:

Postar um comentário